Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), adquiriu, mais de 10 toneladas de alimentos da agricultura e pesca indígena do município de Amaturá (a 909 quilômetros de Manaus).
A ação faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade indígena, do Governo Federal, coordenado pela Sepror, no Amazonas. A iniciativa tem o objetivo de comprar alimentos diretamente da agricultura familiar indígena, para doação simultânea as comunidades de povos originários em situação de segurança alimentar e nutricional.
De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, o Governo do Amazonas garante a compra dos alimentos de agricultores indígenas cadastrados no programa por um valor justo, movimentando recursos nas comunidades e gerando rendas as famílias.
“Compramos alimentos da agricultura indígena e também doamos para comunidades indígenas do próprio município. Isso movimenta a economia do município e valoriza a agricultura familiar. Essa é a determinação do governador Wilson Lima, atender aquelas pessoas que mais precisam”, ressalta Daniel Borges.
Foram investidos R$ 50 mil em recursos para a compra dos alimentos de 18 produtores rurais. Entre os alimentos estão: banana, farinha de mandioca, banana, macaxeira, hortaliças, mamão, limão, goiaba, laranja, tucumã, e o pescado, pirarucu.
“O Idam acompanhou toda a produção e colheita desses produtores rurais atendidos, prestando assistência técnica e extensão rural, além da logística dos alimentos. Seguimos firma para desenvolver o setor primário no município”, diz o gerente do Idam de Amaturá, Darney Nunes.
Os alimentos foram doados para escolas indígena da zona rural do município. Cerca de 500 alunos foram beneficiados diretamente.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror)*
Foto: Divulgação/Sepror